A modernização nos sistemas de monitorização chegou à cardiologia.
Existe um novo sistema que transmite a informação aos médicos à distância. Chama-se LATITUDE® e é composto por um comunicador que recolhe os dados de aparelhos cardíacos usados pelo paciente e por sensores externos (por exemplo um medidor da pressão arterial).
Estas informações são depois transmitidas para um servidor (através do telefone), gravadas e disponibilizadas aos médicos. Através de uma palavra-passe os cardiologistas podem saber o estado do coração pela internet. O LATITUDE® informa ainda sobre o estado do aparelho (carga ou problemas).
Por exemplo, se o doente tiver uma arritmia mais grave e o seu aparelho realizar uma desfibrilhação o médico recebe um alerta vermelho, de forma a puder actuar mais rapidamente. Este sistema permite ainda a redução do número de consultas de um doente cardíaco, evitando algumas deslocações e salas de espera.
Quanto a números, em 2009 foram implantados 120 aparelhos em Portugal, sendo que a média europeia corresponde a 270 implantes por cada milhão de habitantes. E, nos Estados Unidos, o número sobe para 600 por milhão.
Calcula-se que há 20% de pessoas em risco de desenvolver insuficiência cardíaca ao longo da vida. Na Europa, morrem por ano, devido a esta patologia, perto de 300 mil pessoas.
Este post foi baseado numa notícia do jornal Sol, por Joana Andrade (ver http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=9813)
Bom fim-de-semana
Beatriz Vala
Sem comentários:
Enviar um comentário