quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Recitar poemas de Homero faz bem ao coração

Recitar poemas como os de Homero, que possuem uma métrica especial chamada hexâmetro jâmbico, pode fazer bem ao coração.
Por palavras mais exactas, o padrão de respiração que adquirimos quando estamos a ler poemas clássicos em voz alta permite, de acordo com um estudo recente, uma sincronia perfeita entre a respiração e os batimentos cardíacos. Esta conclusão decorre de uma experiência realizada com um número significativo de pessoas que, ao declararem a Ilíada com as pausas correctas entre os versos, não revelaram arritmias cardíacas. Este trabalho que recebeu o nome de "Oscilações da sincronia entre a respiração e os batimentos cardíacos durante a recitação de poemas", foi desenvolvido por um grupo de vários fisiologistas europeus e publicado recentemente na revista de Sociedade Americana de Fisiologia. O objectivo desta pesquisa não é criar uma terapêutica nova para pacientes que sofreram ataques cardíacos, por exemplo, mas sim encontrar evidências que ajudem a compreender melhor alguns aspectos desconhecidos do corpo humano. É que existem certos processos de regulação, responsáveis pela ocorrência entre diferentes funções psicológicas e o sistema cardio-respiratório, que ainda não estão cabalmente explicados pela ciência. Fenómenos homólogos já haviam sido verificados, de resto, durante a leitura oral de versos religiosos como o rosário católico ou o mantra "OM".

Imprensa diária, Agosto de 2004




Um texto que analisámos na aula de Português e que achámos interessante inserir no nosso blog para reflectir...

1 comentário:

  1. essa é uma poesia que eu criei

    amor

    o amor é simplismente um dilúvio
    que entra na vida de muitas pessoas
    antes de te conhecer quem era eu?
    simplismente mais um tolo respirando sem saber o por quÊ

    a vida da alegria ensina a viver mais nada disso se compara ao amor que cada um carrega com sigo dentro do peito um coração apaixonado grita pela pessoa amada quando não está perto , se disispera ao saber que não pode mais voltar quando te conheci eu descobri o sentido que me faltava pra viver , quando te vi seus olhos eram como cachoeiras descendo as corredeiras assim é meu amor por voce ,desde o momento em que te vi meu coração palpitava meus pensamentos iam de encontro ao teu minha vida aparti dali passou a ter sentido meus pés flutuavam sobre a areia da praia vi voce como uma brisa que acorda o sol pela manhã assim es tú dentro de mim uma brisa fresca que me chama pra perto de ti óh amor meu se um dia for de tua vontade me deixar deixe-me deitarme em um leito negro ,escuro para não ter que viver com o desgosto de uma paixão perdida amor meu voce sempre foi voce é ,e sempre será a cachoeira que desagua no profundo de meu coração .a vida que faltava dentro de meu peito óh amor obrigado por existir.

    ResponderEliminar