sábado, 29 de janeiro de 2011

Doenças Cardiovasculares 3: Aterosclerose


Aterosclerose é uma doença na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Um ateroma é a matéria gordurosa constituída por colesterol, lípidos circulantes e ácidos gordos.


A mistura das gorduras e do colesterol infiltra-se no revestimento das artérias, estreitando-as e danificando-as. Uma vez estreitadas, as artérias ficam vulneráveis a um bloqueio total por um coágulo de sangue, como é possível observar na figura abaixo.


Fig.1: Formação de um coágulo


O estreitamento das artérias não afecta da mesma maneira os vasos sanguíneos do corpo, variando de pessoa para pessoa. Mais vulgarmente, o estreitamento tem lugar nas artérias coronárias que fornecem sangue ao coração, resultando doenças coronárias. Contudo, em certas  pessoas, as artérias coronárias mantêm-se razoavelmente saudáveis enquanto existe um grave estreitamento das artérias que fornecem sangue ao cérebro. Noutras, o estreitamento pode ser grave nas artérias que fornecem sangue às pernas. Isto pode causar dores nas pernas enquanto se caminha e gangrena nos pés. Se uma artéria ligada a um rim se estreitar, pode resultar uma subida da pressão arterial.


Fig.2: Estreitamento de uma artéria cerebral.



Fig.3: Estreitamento de uma artéria situada nas pernas











                                                                                          



Sintomas:


 De uma forma geral, a aterosclerose ou não produz sintomas até estreitar mais de 70% de uma artéria ou estes são tão progressivos e discretos que se tornam difíceis de reconhecer. Além disso, os sintomas dependem do local onde a doença se desenvolve.

Os sintomas mais comuns são então:

  • Dor em situações de esforço;
  • Cãibra em situações de esforço.



Mariana Mondego

1 comentário:

  1. Hast du Impotenz? Es stört nicht nur Sie, sondern auch Ihren Partner. Dieses Problem ist nicht leicht loszuwerden. Aber ich freue mich zu verkünden, dass jetzt eine Lösung gefunden wurde. Die Droge von der Website https://erektile-apotheke.de/cialis/ wird Ihnen das Selbstvertrauen zurückgeben und Ihren Sex unvergesslich machen.

    ResponderEliminar