domingo, 6 de março de 2011

ECG e Exame de Holter

Electrocardiograma
A circulação sanguínea  baseia-se no fluxo de sangue originário de e para o coração. Neste órgão, o sistema de entrada e saída deste fluido processa-se por meio de sucessivas contracções (sístoles) e outros tantos relaxamentos (diástoles) das quatro cavidade que o compõem (duas aurículas e dois ventrículos). É este movimento, reproduzido sob a forma de pequenas correntes eléctricas, que se capta ao realizar um electrocardiograma (ECG)
O ECG consiste no registo da actividade eléctrica do coração, um processo de fácil realização e de grande utilidade para avaliar o funcionamento do coração. É muito utilizado em avaliações de rotina, vulgarmente denominadas check-up, e na avaliação pré-operatória, a fim de detectar eventuais anomalias assintomáticas, bem como para confirmar a suspeição clínica de determinadas doenças cardíacas.
O coração funciona mediante estímulos eléctricos, gerados ritmicamente em determinados centros especializados, normalmente no nódulo sinusal da aurícula direita, que ao percorreram sequencialmente todo o órgão determinam a contracção das suas câmaras. O electrocardiograma consiste em detectar estes sinais eléctricos na superfície do corpo, para depois ampliá-los e traduzi-los graficamente numa tira de papel contínuo, embora também seja possível observar o traçado num monitor.


Procedimento:
O exame não provoca qualquer dano ou desconforto ao paciente, pois este apenas tem que se despir da cintura para cima e deitar-se num cama. Para efectuar, é preciso colocar pequeno eléctrodos - pequenas placas metálicas ligadas através dos correspondentes cabos ao aparelho de registo -, que se fixam à pele através de ventosas. Colocam-se seis eléctrodos sobre o tórax, numa ordem precisa, e um em cada pulso e cada tornozelo. Depois, liga-se o aparelho, que ao receber os sinais dos eléctrodos efectua e sua impressão sobre uma tira de papel contínuo. O doente deverá retirar jóias ou outros acessórios metálicos (para não interferirem com os eléctrodos). 


Resultados:
Através de um registo de ECG, é possível observar-se uma série de linhas e curvas que traduzem o percurso do estímulo eléctrico pelo coração. Normalmente, distinguem-se cinco ondas diferentes, que se repetem em cada ciclo cardíaco e que são registadas no papel sob a forma de curvas, denominadas P, Q, R, S e T. A onda P corresponde à contracção das aurículas, enquanto que as ondas Q, R e S reflectem a contracção dos ventrículos e a onda T, o seu relaxamento. A análise e o estudo atento da forma e do sentido de todas estas curvas nos diferentes registos obtidos permitem saber se o impulso eléctrico segue um percurso normal ou se existe alguma anomalia patológica.


Interpretar resultados:
Uma vez que o ECG mostra a velocidade, a frequência e duração de cada batimento, este exame permite identificar situações como:

  • Ritmos anormais dos batimentos cardíacos;
  • Lesões do miocárdio e do pericárdio (membrana que rodeia o coração), facilitando a distinção entre um enfarte do miocárdio passado e um que esteja a decorrer;
  • Uma hipertrofia excessiva do músculo cardíaco, que pode ser consequência de uma situação de hipertensão arterial;
  • Existêcia de um músculo cardíaco fino ou inexistente, por ter sido substituído por tecido não muscular, situação que pode conduzir a um enfarte do miocárdio;
  • Chegada insuficiente de sangue e oxigénio ao coração;
  • Alterações da actividade eléctrica decorrentes de algum desequilíbrio químico no sangue (níveis anormais de cálcio e de potássio estão associados a arritmias);
  • Arritmias permanentes;
  • Entupimento das artérias pulmonares;
  • Risco anestésico de um paciente antes de uma cirurgia;
  • Acção de alguns fármacos que actuam sobre o coração, como os utilizados em casos de insuficiência cardíaca, e de aparelhos como pacemakers;
  • A causa das dores no peito.

Exame de Holter
Consiste num registo electrocardiográfico ambulatório (habitualmente de 24horas), baseado, praticamente, nos mesmo princípios, mas que se emprega para avaliar o funcionamento do coração durante um período mais prolongado e enquanto o paciente desenvolve as suas actividade habituais.


Preparação:
Tanto o ECG como o exame de Holter são estudos que normalmente não necessitam de qualquer preparação especial do paciente, embora seja conveniente não fumar nas horas antecedentes. Caso seja necessário a supressão de um medicamento ou outra medida para realizar algum exame, o médico avisá-lo-á oportunamente.

ECG.
Monitor Holter.

Filipa Carreira

2 comentários:

  1. eu usei o aparelho e deu enterferencia a noite porque

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Em primeiro lugar, sublinhamos que não somos especialistas nesta área, mas conseguimos ter alguma ideia sobre o assunto.
    Provavelmente, aparelhos eléctrico, aparelhos telefónicos ou até mesmo aparelhos metálicos contribuíram para essa interferência no seu monitor Holter o qual não devem estar próximos para não causar perturbações.

    Esperamos que a explicação lhe tenham sido útil.
    Por um coração saudável,
    Coisas do Coração

    ResponderEliminar