sexta-feira, 25 de março de 2011

Alimentos inteligentes

"Consumir grande variedade de vegetais e fruta é uma medida positiva para a saúde, tendo em atenção que ajudam a prevenir a hipertensão arterial e a hipercolesterolemia, dois importantes precursores de doença coronária e de acidente vascular cerebral. Os vegetais são o que podemos considerar alimentos inteligentes, mesmo insubstituíveis porque são ricos em fibra alimentar, vitaminas, minerais (incluindo cálcio e ferro) e antioxidantes que ajudam a defender o organismo das doenças cardiovasculares e do cancro, pelo que se devem comer abundantemente. O mesmo se pode dizer da fruta, mas porque tem algum açúcar e mais calorias deve ser ingerida com maior moderação. Para termos uma alimentação saudável não devemos esquecer das folhas dos vegetais verde-escuros (couve, alface, brócolos, espinafres, etc.), as variedades amarelo laranja (cenoura, batata-doce, abóbora, curgetes, ect.), os tomates, os pimentos, ect. Estes alimentos devem ser comidos crus ou cozinhados saudavelmente, como a vapor, salteados ou no microondas, evitando grande adições de gordura e sal ou mesmo a perda do seu conteúdo em nutrientes.
Outros alimentos que devem fazer parte regularmente da alimentação como as leguminas (grão, feijão, lentilhas), os cereais integrais, os frutos da época de todas as cores e os frutos secos.
(...) Em consonância com as recomendações das autoridades de saúde internacionais, deve-se comer, pelo menos, cinco doses de vegetais e fruta por dia (...)."


in Carrageta, Manuel Oliveira. Como ter um coração saudável. Âncora Editora, 2010.





Filipa Carreira

1 comentário:

  1. Cada vez melhor, parabéns pelas constantes actualizações de relevo e pelas informações prestadas a todos...

    ResponderEliminar