domingo, 13 de março de 2011

Distúrbios das Válvulas Cardíacas

A eficácia do coração, enquanto bomba, não depende apenas da força das suas contracções mas também do correcto funcionamento das suas quatro válvulas. Um grave distúrbio de válvula pode ter um efeito progressivamente debilitante que pode ser fatal, a não ser que se recorra a intervenção cirúrgica para corrigir o problema.
Duas das quatro válvulas do coração, situam-se entre a aurícula e o ventrículo, de cada lado do coração - a válvula tricúspide à direita e a válvula mitral à esquerda. As outras duas encontram-se à saída de cada ventrículo para as duas grandes artérias que transportam sangue do coração - a válvula pulmonar, na saída do ventrículo direito para a veia pulmonar, e a válvula aórtica, na saída do ventrículo esquerdo para a aorta.




Como funcionam as válvulas:
As válvulas permitem que o sangue saia e entre nos compartimentos do coração apenas numa direcção, sem qualquer retorno de sangue. Consistem em segmentos em forma de taça ou bacia, chamadas cúspides. Quando o sangue se desloca na direcção certa, as cúspides separam-se amplamente; quando o sangue tenta deslocar-se na direcção contrária, as cúspides fecham-se completamente e formam um selo impermeável.

Como vemos na figura a válvula mitral tem duas cúspides; as válvulas pulmonar, aórtica e tricúspide têm três cúspides.


Abertura e fecho:

A abertura e o fecho das válvulas são originados pelo movimento do sangue e pelas mudanças constantes de pressão em ambos os lados das válvulas.
As válvulas mitral e tricúspide estão sujeitas a uma pressão considerável quando os ventrículos se contraem. Para evitar que as cúspides das válvulas inchem em direcção às aurículas sob esta pressão, elas estão ligadas por fortes cordões fibrosos - cordas tendinosas - a pequenos músculos parecidos com dedos - músculos papilares - que se elevam das bases dos ventrículos. Os músculos papilares contraem-se e esticam as cordas quando as válvulas se fecham.

As válvulas aórtica e pulmonar, que são mais pequenas e possuem cúspides mais rígidas do que as outras duas válvulas, são menos propensas a serem afastadas da posição sob pressão, por isso não necessitam de igual mecanismo de fecho.

Tipos de Distúrbios: 

Os distúrbios dividem-se em dois grupos:
  1. distúrbio em que a válvula se estreita e deixa de abrir devidamente, isto acontece quando as válvulas se infectam ou calcificam - Estenose;
  2. distúrbio em que as válvulas deixam de se fecham devidamente - válvulas insuficientes.













  • A Válvula Aórtica:
- ESTENOSE AÓRTICA: a estenose aórtica pode estar presente desde o nascimento, pode ser secundária à degeneração das cúspides da válvula ou pode resultar de reumatismo cardíaco. O estreitamento do canal da válvula limita o desempenho do coração. O trabalho extra necessário para bombear sangue através de um escoamento estreitado conduz ao alargamento do ventrículo esquerdo.

SINTOMAS- falta de ar, desmaios e angina.

- INSUFICIÊNCIA AÓRTICA: é um distúrbio das válvulas menos comum, que coloca um maior esforço sobre o ventrículo esquerdo, obrigando-o a engrossar e a dilatar. Para expedir o volume de sangue exigido pelo corpo, a subida da pressão arterial em cada contracção cardíaca é muito maior do que o normal. Mas, dado que o sangue pode retornar ao coração, a pressão em seguida cai a um nível invulgarmente baixo.

  • A Válvula Mitral: 
- ESTENOSE MITRAL: as cúspides das válvulas engrossam e geralmente contêm depósitos de sangue coagulado nas superfícies superiores. As cordas tendinosas podem ser encurtadas e manterem-se unidas.

SINTOMAS- falta de ar, cor roxa-rosada nas maçãs do rosto e nos lábios, infecções pulmonares e edema pulmonar.


- INSUFICIÊNCIA MITRAL: uma válvula mitral insuficiente pode ter muitas causas, sendo a mais comum a afecção conhecida por «válvula lassa», na qual uma ou ambas as cúspides de válvula intumescem em direcção à aurícula. Este defeito pode resultar de certas doenças raras que afectam os tecidos conjuntivos elásticos do corpo. Outras causas da insuficiência mitral incluem defeitos congénitos nas cúspides da válvula, perfuração da válvula causada por infecção e encurtamento das cordas tendinosas devido a reumatismo cardíaco.


  • A Válvula Tricúspide: A insuficiência tricúspide causa uma subida na pressão da aurícula direita e nas veias que fornecem sangue à aurícula direita. O efeito é geralmente ligeiro. Em casos graves, pode notar-se uma congestão nas veias do pescoço, o fígado aumenta de volume e existe retenção de fluído ao longo do corpo. Os efeitos da estenose tricúspide são semelhantes;

  • A Válvula pulmonar: Um distúrbio primário da válvula pulmonar é raro, mas pode ocorrer como uma estenose congénita ou como efeito secundário de outras doenças cardíacas. A insuficiência pulmonar é um resultado de uma subida da pressão arterial nos pulmões.

As válvulas tricúspide e pulmonar, situadas no lado direito do coração, são menos afectadas pela estenose e insuficiência em relação às do lado esquerdo.


Mariana Mondego

1 comentário:

  1. Natürlich möchte ich wirklich, dass das Medikament nicht nur preiswert, sondern auch effektiv ist und hier kam mir nur kamagra 100mg in den Sinn, weil alle diese Parameter nur über ihn sind. Ich bin geheilt und sehr zufrieden, empfehle

    ResponderEliminar