domingo, 9 de janeiro de 2011

Doenças Cardiovasculares 2: Arritmias Cardíacas

Esta semana a doença de que vou falar é: Arritmias Cardíacas.





Uma arritmia é um problema relacionado com o ritmo dos batimentos cardíacos. As arritmias podem ser ligeiras e ter consequências mínimas, ou significar um problema sério que pode conduzir a doenças cardíacas graves, como trombose ou enfarte do miocárdio.

Se o ritmo cardíaco for demasiado lento (inferior a 50/60 batimentos por minuto), é designado como bradicardia, se por outro lado o coração bater de forma muita rápida (mais de 100 batimentos por minuto em repouso), estamos perante uma taquicardia. Quando existe um impedimento à normal progressão dos estímulos cardíacos dentro do coração estamos em presença de um bloqueio que, em certas situações, pode levar à falta de um ou mais batimentos cardíacos.
Em qualquer uma destas situações, quando o coração bate de forma irregular, o bombeamento de sangue para as várias partes do corpo, pode não ser conseguido, colocando em perigo órgãos vitais como o cérebro, os pulmões, entre outros.



Por outro lado, as arritmias podem estar localizadas nas aurículas ou nos ventrículos do coração.

  • A fibrilhação auricular é a arritmia cardíaca mais frequente e caracteriza-se por ser um batimento irregular nas aurículas. As pessoas com fibrilhação auricular têm um batimento das aurículas várias vezes superior ao do resto do coração, o que leva a uma corrente sanguínea irregular  e à formação ocasional de coágulos sanguíneos, que podem viajar até ao cérebro.
    É a causa mais frequente de internamento hospitalar por perturbações do ritmo cardíaco e a mortalidade nos indivíduos com fibrilhação auricular é cerca do dobro da dos indivíduos com ritmo sinusal normal. A presença de fibrilhação auricular está também ligada à ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

  • A fibrilhação ventricular é uma situação patológica caracterizada no ECG por um traçado irregular, de amplitude variada e ondas grosseiras. O prognóstico é muito mais grave do que na fibrilhação auricular já que a contracção dos ventrículos é ineficaz levando à morte em poucos segundos se não for rapidamente corrigida. É responsável por 90% das paragens cardiorrespiratórias em ambiente extra-hospitalar.



Causas:
  • Tabaco;
  • Stress;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Vida Sedentária;
  • Consumo de drogas;
  • Excesso de cafeína;
  • etc.

Mariana Mondego

Sem comentários:

Enviar um comentário