sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ataque de coração ao volante


É a maior causa de morte em Portugal e, em alguns casos, o ataque ao coração ocorre ao volante. Um auxílio rápido é, muitas vezes, fundamental para evitar consequências muito graves. A BMW está a trabalhar numa maneira de ajudar, num caso como este. O cenário é simples: um condutor segue na faixa da esquerda numa auto-estrada quando sofre  um ataque de coração, ou um AVC, o que impossibilita de continuar a dominar o automóvel.
O sistema detecta o que aconteceu ao condutor, através da mudança dos padrões de condução, e toma controlo da situação. Primeiro, acende os quatro piscas, depois mantém a aceleração constante e manobra a direcção para manter o carro na sua faixa. Em seguida, faz pisca para a direita e os sensores laterais detectam quando a faixa da direita está livre. O carro muda então para essa faixa e começa gradualmente a reduzir a velocidade. Procura uma berma segura e faz, novamente pisca para a direita, reduz mais a velocidade e, finalmente, estaciona o carro de forma segura na berma. Acciona novamente os quatro piscas e faz uma chamada de emergência para o 112, comunicando as coordenadas do veículo.
Dentro de pouco tempo, o condutor inactivo recebe auxílio de um veículo de assistência médica. As vantagens para o próprio são óbvias mas, durante o processo, também se evitaram potenciais colisões com os outros utentes das estradas. É o Emergency Stop Assistant.
A tecnologia existe e funciona, mas os impedimentos legais parecem ser o obstáculo mais difícil de ultrapassar. Na maioria dos países, não é legal um automóvel circular autonomamente, sem o controlo directo de um condutor. 
Em futuros próximos, teremos este sistema nas nossas mãos, evitando assim perigos a nível rodoviário e a nível da saúde. 





Filipa Carreira


2 comentários:

  1. Para os mais interessados: http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=358:avc-ao-volante&catid=26:motor&Itemid=122

    ResponderEliminar
  2. Errata: a maior causa de morte é os acidentes de transito, provocados na sua maioria por desrespeito ao código da estrada.

    Agradecemos a atenção da Dra. Maria Bilro

    ResponderEliminar