Aterosclerose é uma doença na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Um ateroma é a matéria gordurosa constituída por colesterol, lípidos circulantes e ácidos gordos.
A mistura das gorduras e do colesterol infiltra-se no revestimento das artérias, estreitando-as e danificando-as. Uma vez estreitadas, as artérias ficam vulneráveis a um bloqueio total por um coágulo de sangue, como é possível observar na figura abaixo.
Fig.1: Formação de um coágulo |
O estreitamento das artérias não afecta da mesma maneira os vasos sanguíneos do corpo, variando de pessoa para pessoa. Mais vulgarmente, o estreitamento tem lugar nas artérias coronárias que fornecem sangue ao coração, resultando doenças coronárias. Contudo, em certas pessoas, as artérias coronárias mantêm-se razoavelmente saudáveis enquanto existe um grave estreitamento das artérias que fornecem sangue ao cérebro. Noutras, o estreitamento pode ser grave nas artérias que fornecem sangue às pernas. Isto pode causar dores nas pernas enquanto se caminha e gangrena nos pés. Se uma artéria ligada a um rim se estreitar, pode resultar uma subida da pressão arterial.
Fig.2: Estreitamento de uma artéria cerebral. |
Fig.3: Estreitamento de uma artéria situada nas pernas |
Sintomas:
De uma forma geral, a aterosclerose ou não produz sintomas até estreitar mais de 70% de uma artéria ou estes são tão progressivos e discretos que se tornam difíceis de reconhecer. Além disso, os sintomas dependem do local onde a doença se desenvolve.
Os sintomas mais comuns são então:
- Dor em situações de esforço;
- Cãibra em situações de esforço.
Mariana Mondego