quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Prova de Esforço

O que é e para que serve?
prova de esforço é um exame não invasivo, que se destina a submeter o coração a um esforço, de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso.
Esta prova está indicada no diagnóstico e avaliação prognóstico da doença coronária, no estudo de arritmias induzidas pelo esforço e na avaliação após revascularização.

Como é realizado?
O exame é efectuado por um técnico especializado (Cardiopneumologista) sob supervisão de um médico Cardiologista. O tórax é previamente preparado (desengordurado com álcool ou éter), podendo ser necessário retirar alguns pêlos (tricotomia) nos homens. Os eléctrodos são aplicados (no tórax para o registo do ECG) e ligados através de fios ao equipamento. É aplicada uma braçadeira para medição da pressão arterial.
O doente inicia a marcha sobre a passadeira, e consoante o protocolo utilizado existe um aumento da velocidade e da inclinação do tapete rolante ao longo da prova, havendo uma visualização permanente por parte do Cardiopneumologista, do registo do ECG (Electrocardiograma), a avaliação da pressão arterial antes, durante e após o esforço, bem como avaliação dos sintomas, sinais clínicos e capacidade funcional.

Quanto tempo demora?
Deve contar com pelo menos 30 minutos para a realização deste exame. 
O exame é terminado quando forem atingidos os objectivos pretendidos ou aparecerem alterações que determinem a sua interrupção. 

É necessário alguma preparação?
São necessários algumas precauções:

  • Evitar de comer e mesmo beber duas horas antes da prova;
  • Utilizar roupa leve e larga para poder caminhar à vontade;
  • Utilizar sapatos cómodos ou eventualmente ténis;
  • Doentes diabéticos deverão ter instruções especiais mediante o seu médico assistente;
  • Poderá ter que suspender algum dos medicamentos que toma por um ou dois dias antes do exame. Deve informar-se com o seu médico;
  • Deve levar exames anteriores efectuados (Prova de esforço, ECG, ect., caso tenha efectuado).
Prova de esforço.

Filipa Carreira

sábado, 25 de dezembro de 2010

Visita ao HSA

No dia 17 de Dezembro fomos ao Hospital de Santo André (HSA) com o intuito de visitar a unidade de cardiologia com o Dr. João Morais como anfitrião. Tivemos ainda a oportunidade de o entrevistar. Essa entrevista será publicada em princípios de Janeiro do próximo ano.
Queremos desde já agradecer a simpatia do Dr. João Morais e elogiar as excelentes condições daquela unidade, cujas instalações são relativamente novas. 
Por agora ficam aqui algumas fotos dessa visita.








Agradecemos mais uma vez a simpatia e disponibilidade do Dr. João Morais.
A todos um bom Natal!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O que é um Pacemaker?





O Pacemaker artificial é um instrumento colocado sob a pele na zona peitoral, equipado com um eléctrodo que se estende até ao coração. Um Pacemaker artificial fornece um estímulo eléctrico para  que o coração contraia numa frequência definida, ou seja, estimula o músculo cardíaco com o intuito de manter ou regular o ritmo cardíaco. É utilizado em doentes em que o pacemaker natural do coração não produz frequência cardíaca suficiente para manter a actividade física normal.
 





Mariana Mondego



Doenças Cardiovasculares

As Doenças Cardiovasculares surgem quando se verifica uma situação de fragilidade ou lesão numa das veias, artérias ou num dos vasos sanguíneos responsáveis pelo bombeamento do coração. Enquanto algumas se instalam silenciosamente, outras têm sintomas mais ou menos visíveis, aos quais se deve dar particular atenção, em especial se a pessoa pertencer a um grupo de risco. Considerando que as DCV podem ter consequências graves, como a incapacidade total ou parcial, ou mesmo fatais, fazer o que estiver ao seu alcance, em termos de prevenção, é o mais indicado, ainda mais tendo em conta que muitas têm origem e/ou são agravadas por um estilo de vida pouco saudável. Assim, não esquecendo que tanto a idade como a hereditariedade são condições agravantes, a adopção de hábitos saudáveis e a eliminação de hábitos nocivos.


Ao longo deste ano vou falar de diversas doenças cardiovasculares, a primeira é o Enfarte Agudo do Miocárdio (conhecido também por ataque cardíaco).


  • Enfarte significa morte de tecidos de um determinado órgão, provocada pela diminuição grave da circulação.

O Enfarte Agudo do Miocárdio caracteriza-se pela redução drástica, ou mesmo interrupção, do suporte sanguíneo (devido à formação de um coágulo) de uma determinada área do coração, com consequente destruição do músculo cardíaco - miocárdio- por falta de oxigénio.
Devido ao facto de cada artéria coronária alimentar uma determinada secção do coração a localização da lesão depende da artéria obstruída, por esta razão o Enfarte pode ser Anterior, Lateral ou Inferior.






A extensão da lesão depende:


  • Do tamanho da artéria lesionada (quanto maior for a artéria, maior será também área danificada);
  • Da existência ou não de danos noutras artérias coronárias;
  • Da capacidade das artérias colaterais se desenvolverem para compensar a região ameaçada (pois, se se desenvolverem o dano resultante é muito menor).


Sintomas:
  • Dor no peito;
  • Palidez;
  • Suores;
  • Enjoos (vómitos);
  • Diminuição da temperatura corporal.





·    
·         




            A figura representa as zonas de dor em caso de enfarte.








Mariana Mondego


domingo, 12 de dezembro de 2010

Prevenir com 4 regras

O controlo dos principais factores de risco da doença coronária constitui um método eficaz para a prevenção das suas temíveis consequências. Por isso, convém fazer todos os possíveis para proteger o coração.


1. Planeie um dia-a-dia activo 
A actividade física deve ser um hábito. Integre-a na sua rotina, planeando actividades variadas que impliquem, pelo menos, 30 minutos de exercício diário. Mantenha o corpo (e o coração) em boa forma.
2. Proteja-se do stress
O stress faz parte da vida e pode até torná-la mais emocionante. Mas quando em excesso pode-nos fazer sentir desconfortáveis e levar ao mau funcionamento do nosso organismo, causando, por exemplo, hipertensão. Aprenda a proteger-se, vivendo com mais tranquilidade.
3. Escolha pratos saudáveis
O modo como comemos influencia os níveis da tensão, do colesterol e da glicemia. Para além disso, é decisivo na prevenção e controlo da obesidade. Escolha modos de cozinhar mais saudáveis— com menos gorduras saturadas, menos sal e açúcares e mais frutas e verduras.
4. Faça check-up’s regulares
Mantenha a tensão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol e o peso debaixo de olho. Controlar com regularidade estes quatro importantes factores de risco, é proteger o coração.






Filipa Carreira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Carta do Coração


Também conhecida como Carta Europeia para a Saúde do Coração, a Carta do Coração é um documento destinado a combater a doença cardiovascular na Europa (http://www.spc.pt/DL/CartaCoracao/Carta_EC.pdf).
Esta doença é a primeira causa de morte no continente europeu, o que leva a que seja necessário tomar medidas de prevenção e combate. 

Existem factores de risco que estão na mão de cada indivíduo, e é sobre estes factores que a prevenção cardiovascular deve incidir. 
Claro que são conselhos da "praxe", mas podem salvar vidas. Por isso mais uma vez recordamos:

  • Não fume!
  • Tenha uma alimentação equilibrada!
  • Pratique exercício físico e combate o sedentarismo!
  • Vigie a sua tensão arterial!

Se todos cumpríssemos estas regras, a incidência da doença cardiovascular poderia diminuir para metade... Pense nisto e MUDE A SUA VIDA PELO SEU CORAÇÃO!

Bom Fim de Semana!
Beatriz Vala

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Inquérito



Aqui está o inquérito realizado aos alunos do 12ºano que colaboraram com o nosso projecto e participaram no corta-mato.

Corta-Mato (24 de Novembro 2010)

Dia 24 de Novembro de 2010 inserimos o nosso projecto 'Coisas do Coração' na actividade desportiva da escola (CEF) - o Corta-Mato.
Realizamos várias medições da tensão arterial a alunos do 12ºano para tirarmos algumas conclusões a nível do sexo, idade, actividade física, hábitos saudáveis, entre outros.
Para manifestar algum interesse, oferecemos palas vermelhas (ver fotos).
Brevemente, postaremos os respectivos resultados e estatística desta actividade!
Agradecemos às pessoas que colaboraram e aos professores da organização do corta-mato.
Aqui poderás ver algumas fotografias. Encontra mais no facebook 'Coisas do Coração'.


         


Beatriz Vala
Filipa Carreira
Mariana Mondego

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Auscultação cardíaca


Existem inúmeros procedimentos diagnósticos de prática muito comum, inclusive rotineira, que permitem confirmar a suspeição clínica de anomalias anatómicas ou funcionais. Entres os variados exames ao coração (auscultação cardíaca, exame do pulso arterial, electrocardiograma, etc.), nesta nova mensagem saberás mais sobre a auscultação cardíaca.

auscultação cardíaca é o método mais simples e comum para estudar o coração. Consiste na auscultação dos sons que se produzem durante o ciclo cardíaco com a ajuda de um estetoscópio, com o fonendoscópio apoiado sobre o peito do paciente. Ao colocar o aparelho sobre diversos pontos do tórax, o médico  pode detectar ruídos característicos que correspondem à abertura e ao encerramento das diferentes válvulas cardíacas e também certos sopros provocados pela passagem de uma corrente sanguínea intensa ou turbulenta de um sector para o outro. A interpretação dos dados obtidos na auscultação permite deduzir se o funcionamento do coração é normal ou se existem certas anomalias eventualmente atribuíveis e uma doença, o que pode exigir a realização de exames complementares que aumentem a quantidade e a qualidade da informação.


Filipa Carreira

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Síndrome do Coração Partido


O coração não é apenas o órgão central e fundamental do corpo; é também símbolo dos sentimentos no Ocidente e da inteligência no Oriente.

O amor é um dos sentimentos mais presentes na vida humana e o fim de um romance pode fazer o coração sofrer e debilitá-lo de tal forma, que pode ser confundida com um ataque cardíaco. Aqui entra a Síndrome do Coração Partido, uma metáfora exagerada e bastante utilizada para ilustrar a sensação de uma decepção amorosa, resultado de relacionamentos amorosos infelizes.

Inicialmente foi descrita no Japão, em 1991, como uma nova síndrome cardíaca. Tem uma ocorrência rara, com cerca de 200 casos registados em todo o mundo, a maioria mulheres de meia-idade. Cerca de 67% dos pacientes foram expostos a stress físico ou emocional.
Os sintomas desta doença são semelhantes aos de um enfarte agudo do miocárdio (dor no peito, mas menos intensa; alterações no electrocardiograma e nas enzimas cardíacas). 

Apesar de algumas divergências na comunidade científica, crê-se que são desencadeados pela reacção do coração a uma grande libertação de adrenalina e noradrenalina. No entanto, a síndrome do coração partido distingue-se do ataque cardíaco uma vez que os pacientes recuperam de forma espontânea e total, e não sofrem danos duradouros no músculo cardíaco.

É ainda curioso que haja uma correlação entre a síndrome do coração partido e a época do ano, visto que esta ocorre mais na Primavera e no Verão (os ataques cardíacos vitimam mais no Inverno).


Beatriz Vala

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sabias que...(2)



Figura 1.

Sabias que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo? 
Cerca de 17 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas destas doenças. O mesmo acontece em Portugal, anualmente 30 mil pessoas morrem devido as doenças do coração.


Não queiras ser mais um a fazer parte desta estatística, por isso redobra os teus cuidados no que respeita à saúde do teu coração. Aprende a cuidar dele, adoptando uma alimentação saudável, praticando exercício físico e diz não ao tabaco, ao álcool e ao stress.







Mariana Mondego

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sabias que...



Sabias que o coração bombeia sangue para uma rede de vasos sanguíneos, que se estende por 150 mil quilómetros no corpo humano e, em média, o coração bate 75 vezes por minuto?


E que o sangue leva cerca de 60 segundos para completar todo o circuito do corpo?




Filipa Carreira

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mito Nº1: Só as pessoas com excesso de peso é que têm ataques cardíacos


Este é um dos mitos mais frequentes hoje em dia. Será que os ataques cardíacos só atingem pessoas obesas ou com excesso de peso? Isto é completamente falso.




O facto de apresentar um peso normal não o coloca a salvo das doenças cardiovasculares. Estar a par da saúde do seu sangue e do seu coração é tão importante como saber quanto pesa. Há pessoas que nascem com uma predisposição genética para terem níveis de colesterol elevados. Talvez sejam o retrato acabado da saúde vistas de fora, contudo, por dentro, podem ter uma placa perigosa a bloquear-lhes as artérias coronárias, as artérias que circundam o coração. Conheça o seu colesterol total, a divisão entre componentes de colesterol «maus» e «bons» e o seu nível de triglicéridos. E não fume. Fumar é a maneira mais rápida de sofrer um ataque cardíaco.

in Snyderman, Nancy. Mitos da Medicina Que Nos Podem Matar (2010). Editorial Presença

Beatriz Vala

Logotipo

Ao longo do ano lectivo, semanalmente, actualizaremos o blog com mitos, curiosidades e informações úteis. Cada semana uma de nós colocará um post.

Este é o logotipo do nosso trabalho de área de projecto. Digam-nos o que acham dele :)


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Apresentação



Área de Projecto 2010/2011
Centro de Estudos de Fátima





Olá! Vimos por este meio anunciar o nosso trabalho de área de projecto do 12ºano que está em iniciação.
Inicialmente, tivemos algumas ambiguidades na escolha do nosso tema para o trabalho, pois tivemos em mente diversos temas, tais como 'A Genética' e 'O ADN'. Apesar de sermos todas muito diferentes, partilhamos em comum alguns gostos e ambições profissionais.
A saúde é do nosso interesse comum e por isso não houve divergências na 
escolha do tema 'Coisas com Coração'.

Achamos que vai ser um tema interessante e que nos vai proporcionar a aquisição de muitos conhecimentos.














Objectivos:

  • Aperfeiçoar capacidades de organização e trabalho de grupo;
  • Estabelecer contacto com a comunidade escolar e com a comunidade em geral;
  • Divulgar o tema “Coisas do coração” a todos os que conseguirmos chegar;
  • Participar no fórum “Projectos com futuro”, edição 2011;
  • Realizar as actividades planeadas.

Actividades ao longo do ano:




Produto Final:

 - No final do ano realizaremos um relatório onde constará todo o trabalho realizado por nós:
  •    As actividades realizadas ao longo do ano;
  •    As pesquisas realizadas;
  •    Os contactos estabelecidos;
  •    O processamento de toda a informação que obtemos e apreendemos;
  •    Entre outras.
     - Elaboração de um blog, com o mesmo intuito da realização do relatório, mas para um público mais abrangente. 


Para reflectir...

“O coração, considerado a fonte de sentimentos e emoções, é, na verdade, o motor do sistema circulatório. (…) A sua potência é tal que consegue bombear aproximadamente cinco litros de sangue por minuto.”
in Atlas Visual da Ciência – O corpo humano I (volume 15) (2007). Editorial Sol 90

Beatriz Vala nº3
Filipa Carreira nº8
Mariana Mondego nº13
12ºano, turma C