sábado, 14 de maio de 2011

Os potências do sorriso e da música

Ouvir as músicas que mais gostamos ou piadas engraçadas pode baixar a pressão arterial de acordo com um pequeno estudo do American Heart Association, em Atlanta nos Estados Unidos.
No estudo, pesquisadores japoneses concluíram que as pessoas que frequentaram sessões de grupo baseados em música e risos, verificaram uma descida na sua pressão arterial, após três meses.
"Há definitivamente um efeito fisiológico, existindo algum tipo de conexão mente-coração" - afirma um pesquisador. 
Numa investigação da Universidade de Osaka Graduate School of Medicine escolheram, aleatoriamente, 90 homens e mulheres entre as idades de 40 e 74 para receber uma hora de música ou sessões de riso a cada duas semanas.
Nas sessões de música, os participantes ouviam e cantavam, baseando-se no estilo de música pop japonesa, clássica ou jazz. Para além disso, também foram incentivados a ouvir música em casa. Visto isto, as sessões de riso incluíam ouvir histórias japonesas de humor muito parecidos com stand-up comedy e do riso yoga.
Depois de três meses, a média da pressão sistólica dos grupos de música e risos baixou , enquanto que não houve alteração da mesma no grupo que não participou das sessões.
No entanto, a música e o riso não são a solução para baixar os níveis da pressão arterial, essencialmente no caso de pessoas hipertensas. Há que ter em conta a ingestão do sal e substituí-lo por condimentos alternativos, tal como, ervas aromáticas ou sumo de limão. Ter uma dieta variada e equilibrada, assim como a actividade física regular, contribui para um coração mais saudável.



1 comentário:

  1. Acho que a música não é o suficiente. Precisamos de emoções positivas, eles realmente muitas vezes salvam por problemas de saúde. Por exemplo, eu gosto de assistir futebol, isso me traz prazer. Agora eu só чекаю próximos jogos https://777score.com.br e olho próximos deles, se eu me sinto mal. Normalmente, o meu bem-estar imediatamente melhorando e eu me sinto "à vontade"

    ResponderEliminar