domingo, 17 de abril de 2011

Mantenha-se vivo (Staying Alive)!

A canção de sucesso dos Bee Gees «Staying Alive», de há muitos anos atrás, pode ajudar a definir a cadência ideal da marcha, sendo mesmo recomendada pela Fundação Americana de Cardiologia como o meio ideal para marchar o ritmo da caminhada.
Para acompanhar o ritmo desta música são necessários 100 passos por minuto, o que dá 3000 em meia hora e um percurso com a extensão de cerca de 3km. Por outras palavras, uma velocidade média aproximada de 6km à hora.
Embora seja largamente aceite o objectivo dos 10000 passos por dia, até como forma de motivar o aumento da actividade física, a verdade é que esta marcha de 3000 passos satisfaz as necessidades mínimas de actividade física diária, pelo menos para começar.
Curiosamente ou não, mas certamente espantoso, este ritmo do «Staying Alive» é também utilizado pelos instrutores dos cursos de suporte básico de vida para ensinar o ritmo apropriado da massagem cardiopulmonar.A Fundação  Americana de Cardiologia recomenda, informalmente, o ritmo desta canção como a cadência certa das compressões cardíacos, para recuperar os casos de paragem cardíaca.




Mais informação em: http://hypescience.com/musica-disco-dos-bee-gees-e-ideal-para-ressucitacao-cardiaca/


Filipa Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário