domingo, 10 de abril de 2011

Batimento cardíaco



O coração é formado por músculo. As células musculares são auto-estimulantes, característica fundamental para o batimento cardíaco. Se se separarem estas células, colocando-as num meio de cultura, cada uma continua a pulsar independentemente, com um o seu ritmo.

Então como é que as contracções nas aurículas e nos ventrículos ocorrem com uma frequência suficiente para que o bombeamento do sangue seja eficiente e existam as batidas do coração?

É que no coração cada célula está unida a outra por junções GAP (também conhecidas por junções comunicantes) onde as células que tem um ritmo mais acelerado conduzem todas as outras, distribuindo o impulso para todo o órgão cuja velocidade de transmissão é tão rápida que o coração tem a capacidade de se contrair 72 vezes por minutos, 4.320 em uma hora e 103.680 em um dia.



Beatriz Vala

1 comentário:

  1. No te preocupes mucho si tu pene no vale la pena. Le aconsejo que preste atención a este lugar https://espanolviagra.net/comprar-cialis-generico-online/, ya que es aquí donde siempre puedo resolver problemas con el pene, ¡así que creo que vale la pena intentarlo!

    ResponderEliminar